Foto dr. Álvaro.jpg
 

ÁLVARO EIRAS CARVALHO

O Dr. Álvaro Carvalho é um médico com uma visão abrangente da Medicina que engloba a abordagem técnica e científica, mas também os aspectos éticos e humanos . A sua competência e perspicácia clínica, aliadas à sua disponibilidade incondicional para os doentes, permitiram construir uma carreira médica de sucesso, patente no seu curriculum.  Liderou pessoas e equipas, de forma exemplar. Atingiu o último degrau da carreira médica hospitalar, em 1994, e no período de 1992 a 2010 foi gestor de topo no hospital Garcia de Orta, primeiro como Director Clínico e depois como Presidente do Conselho de Administração.

É natural de Mata de Lobos, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Manteve sempre o contacto com esta região, preservando a sua ligação à terra, e aos costumes rurais. Por isso, durante muitos anos, teve um consultório na sede da Junta de Freguesia de Mata de Lobos, onde, ao fim de semana, fazia com regularidade consultas gratuitas, não só às pessoas da aldeia, mas a quem o procurava.

Além de médico, é escritor, com vários livros publicados. O seu nome foi proposto para o Prémio Eduardo Lourenço, tendo então reunido inúmeros testemunhos de muitos que com ele convivem, pessoal e profissionalmente. Como afirma Cecília Carmo, jornalista e sub-directora de informação da RTP “ o Dr. Álvaro empenha-se em todos os seus projectos, como se não houvesse amanhã. É um homem que não renega as suas origens, a terra onde nasceu, os seus amigos e familiares. Pelo contrário, fomenta e divulga com um entusiasmo tal a terra que o viu nascer, que contagia tudo e todos à sua volta…”. Parafraseando o Dr. Luís Maria Vaz das Neves, ex-Presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, jubilado: “Mas o Dr. Álvaro não se deixa prender em qualquer definição. É um ser humano crente na ciência e na bondade, que cura com a atenção que dá a cada doente, ouvindo-lhe as mágoas, os enguiços do corpo, as mágoas, as dores, as mágoas, e novamente as mágoas, porque parte das doenças é daí que advém…”. Nas palavras de Alberto Antunes, ex-governador civil da Guarda e de Setúbal: “Ele não é apenas o beirão com fortes laços afectivos à sua terra de origem, e sobretudo às suas gentes, mas igualmente o médico humanista e dedicado que se devotou a todos quantos o procuram ou ele sabe que precisam, e às instituições que exemplarmente serviu.

Integra o Conselho Nacional de Ética e Deontologia Médica.

Recentemente, foi convidado pela Unidade Local de Saúde da Guarda para integrar o Conselho estratégico do centro Académico Clínico das Beiras, destinado à investigação, formação e inovação em saúde. Este organismo integra as seguintes entidades: Centro Hospitalar da Cova da Beira, Centro Hospitalar Tondela/Viseu, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico da Guarda, Unidade Local de Saúde da Guarda, Unidade Local de Saúde de Castelo Branco e Universidade da Beira Interior. Este convite surge com o objectivo de contar com a participação de um elemento, externo à Unidade Local de Saúde da Guarda, cuja relevância pública nacional seja uma mais valia para a visibilidade do referido Centro e elo de ligação com a sociedade civil.

 

Para saber mais sobre o curriculum do Dr. Álvaro Carvalho clique aqui


Escreveu 6 livros

 

 

 
RiodeMemorias.jpg
 

Rio de Memórias

(com edição em castelhano)
 

Cerimónia de lançamento em 12 de Julho de 2009, em Figueira de Castelo Rodrigo, prefaciado pelo Professor José Hermano Saraiva.

rio de memórias 1.jpg
rio de memórias 2.jpg
rio memorias 5.jpg

 
margens_medicina.jpg
 

Nas Margens da Medicina

Cerimónia de lançamento em 31 de Março de 2011, no auditório da Torre do Tombo, e posteriormente em Figueira de Castelo Rodrigo, em 30 de Abril.

P1140051.JPG
margens medicina.JPG
IMG_0366.JPG

 
oito_menos_um_quarto.jpg
 

Às Oito Menos um Quarto

Cerimónia de lançamento em 14 de Julho de 2012, em Mata de Lobos


 
anatomia_sequestro.jpg
 

Anatomia de um Sequestro

Cerimónia de lançamento em 11 de Julho de 2013, no auditório da Torre do Tombo.

lançamentos 3.jpg
lançamentos 2.jpg
lançamentos.jpg

 
imperdoavel.jpg
 

Imperdoável

Cerimónia de lançamento em 3 de Junho de 2017, no auditório da Senhora da Boa Nova, em São João do Estoril

4 (1).jpg
Imperdoável cut 02.jpg
5.jpg

 
24_hmcapa.jpg

Contribuiu com o texto "Da medicina rural ao Serviço Nacional de Saúde" para o livro Médicos e Sociedade (Para uma História da Medicina em Portugal no Século XX), coordenado por A. J. Barros Veloso, com artigos de mais de três dezenas de autores.

_APF1388.JPG
_APF1206.JPG
_APF1397.JPG
 

Lançou o seu 6º livro – Doenças, Doentes e Médicos no dia 21 de Março de 2019, na Torre do Tombo. Nesta ocasião, realizou-se igualmente uma homenagem ao Dr. António José Barros Veloso. Esta cerimónia foi organizada pela Fundação, em honra de um dos seus curadores.

IMG_9643.jpg