Reuniões com as Câmaras Municipais de Almeida e Sabugal

No dia 22 de Agosto de 2019, o Presidente da FAC reuniu na Câmara Municipal de Almeida com o Presidente desta edilidade, Engenheiro António José Machado. Também estiveram presentes a Dra. Alva Fátima dos Santos, responsável pela área social da autarquia e a Enfermeira Nazaré Paiva Ribeiro, coordenadora dos serviços de enfermagem do Centro de Saúde daquele concelho.

Nessa reunião foi feito um balanço das acções realizadas pela Fundação no âmbito dos protocolos estabelecidos com a Unidade Local de Saúde da Guarda e com esta autarquia, o que serviu de base para perspectivar o trabalho a desenvolver no próximo ano.

Com o mesmo propósito, no dia seguinte, houve outra reunião, desta vez na Câmara Municipal do Sabugal, na qual estiveram presentes os vereadores desta autarquia, Dra. Sílvia Nabais e Amadeu Guerra, bem como a Dra. Delfina Rodrigues, médica do Centro de Saúde, em representação do coordenador desta Unidade, Dr. António Serra.

Depois de alguns contactos prévios, oficializou-se a colaboração da FAC com esta autarquia, estando para breve a assinatura do respectivo protocolo.

IMG_1479.jpeg

Cirurgia gratuita já beneficiou 50 pessoas em Idanha-a-Nova

Através da benemérita parceria entre esta autarquia, a Fundação Álvaro Carvalho e o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, foram realizadas com sucesso mais 11 cirurgias às cataratas, perfazendo desde o início deste projeto, em 2017, cerca de 50 pessoas abrangidas.

PROENÇA-A-NOVA – Concelho ajudou na preparação das questões do envelhecimento

“Este seminário contou com a presença de Álvaro Carvalho, da Fundação com o mesmo nome, e que se preocupa com a realidade destes territórios e com a necessidade de trazer até cá algumas especialidades médicas que não existem e para as quais uma consulta pode demorar anos. Assim, na fundação “estabeleceram-se três palavras de ordem, ou seja dar visão ao interior na oftalmologia, cuidar do coração e olhar para a pele das pessoas, idosos e jovens””

Homenagem a Barros Veloso - sabedoria, bom senso, vocação, sensibilidade e ética

"Barros Veloso é, como dele já foi dito, a personificação da vocação, cultura e ética que se deseja encontrar em todas as pessoas mas, especialmente, em todos os médicos. Por tudo isso - mas especialmente por tudo o que não cabe nas palavras, mas que se leu no sentimento dos intervenientes desta cerimónia – António Barros Veloso recebeu esta justa homenagem, uma iniciativa da Fundação Álvaro Carvalho à qual se associaram dezenas de entidades e várias centenas de pessoas." Paulo Fortunato, Revista da Ordem dos Médicos

Grávida em morte cerebral. Quem decide se o bebé deve nascer?

“Na minha opinião, isto é um hino à vida e temos de estar orgulhosos com estas equipas que conseguem um feito destes, uma honra para a medicina portuguesa” - Esclarecimentos prestados ao jornal Observador por Álvaro Carvalho, na qualidade de membro do Conselho de Ética e Deontologia da Ordem dos Médicos.

Homenagem a António José de Barros Veloso #2

Divulgamos algumas imagens da cerimónia a António José de Barros Veloso, membro do Conselho de Curadores da FAC, que teve lugar no passado dia 21 de Março. Aproveitamos para agradecer a todas as entidades que apoiaram o evento, bem como a Bruno Miguel Dias e António Pedro Ferreira pelas fotografias.

Acção de sensibilização para uma mobilização correcta em Chão de Couce

Na sua primeira iniciativa no Concelho de Ansião, a FAC esteve, a 23 de Fevereiro, no lar de terceira idade, centro de dia e apoio domiciliário da fundação D. Fernanda Marques, em Chão de Couce, a realizar uma acção de sensibilização para a postura correcta a adoptar na mobilização de idosos, acamados e deficientes.

IMG_0787.jpg

FAC realiza acção de sensibilização para uma mobilização correcta em Proença-a-Nova

Cerca de 30 funcionários de lares de terceira idade de Proença-a-Nova participaram, a 26 de Janeiro, numa acção de sensibilização para a postura correcta a adoptar na mobilização de idosos, acamados e deficientes, realizada pela FAC.